Projetos Municipais de Prevenção

Abaixo as informações dos projetos de prevenção do BID (em curso no município):


Observatório da Segurança Cidadã é um centro de pesquisa social aplicada voltado a a mapear os índices de violências e da criminalidade da cidade de Novo Hamburgo, com vistas a estruturar um sistema online georreferenciado de monitoramento e avaliação da dinâmica local das violências e dos crimes, com foco na qualificação e no aperfeiçoamento da capacidade institucional de gestão das políticas de segurança de controle, repressão e prevenção. Instituição responsável: Núcleo de Segurança Cidadã da FADISMA (http://www.fadisma.com.br/).

Plano Municipal Integrado de Segurança Cidadã destina-se a fortalecer a capacidade institucional de gestão do Poder Público Municipal de Novo Hamburgo, com vistas a estruturar um sistema de consulta e articulação envolvendo a sociedade civil hamburguense, o Poder Público Municipal e os profissionais da segurança pública em face da implementação dos projetos e ações integradas relacionadas à segurança cidadã. Instituição responsável: Guayi (http://guayi.org.br/)

Observatório de Comunicação Cidadã e Agência da Boa Notícia objetiva a prevenção social das violências infanto-juvenis, em estreito diálogo com a política municipal de segurança cidadã de Novo Hamburgo. Instituição responsável: Palavrações (http://www.palavracoes.com/principal/sample-page/)

Núcleo de Justiça Comunitária e Direitos Humanos visa contribuir com a democratização do acesso à justiça, por meio da mobilização e difusão da metodologia da mediação de conflitos e do fortalecimento das práticas de educação e promoção de direitos humanos, envidando esforços no sentido do aprimoramento da capacidade institucional de gestão do Poder Público Municipal de Novo Hamburgo nessa área, especialmente no bairro Canudos. Instituição responsável: AMENCAR (http://amencar.org.br/)

Projeto de Educação para Jovens e Adultos (EJA) intenta ampliar e potencializar o espaço pedagógico em diversos locais públicos da cidade, no contexto das trajetórias pessoais e sociais dos estudantes do EJA. Este projeto também pretende qualificar os(as) educadores(as) da Rede Municipal de Ensino, tendo em vista o desenvolvimento de práticas pedagógicas na modalidade EJA, com o uso de metodologias que contribuam para a autonomia, o protagonismo juvenil e a educação para pesquisa-ação. Instituição responsável: Fundação La Salle (http://fundacaolasalle.org.br/projetos-sociais/)

Oficinas Esportivas, Recreativas e Culturais como parte de uma estratégia municipal de prevenção das violências e promoção dos direitos levadas a efeito nos bairros Santo Afonso e Canudos, em Novo Hamburgo, a partir da utilização renovada dos espaços físicos das escolas municipais. Instituição responsável: Fundação La Salle (http://fundacaolasalle.org.br/projetos-sociais/)


Em breve, informações detalhadas dos projetos.


Atualizado em 19/04/2016.